São Paulo volta a contar com 18 FMs acima de 1 milhão de ouvintes diferentes

Os números do rádio de São Paulo seguem colecionando dados importantes quando o assunto é alcance e total de ouvintes únicos das FMs, segundo dados recentes da pesquisa regular da Kantar IBOPE Media. Com uma nova alta, o número de FMs acima da marca de 1 milhão de ouvintes aumentou de 17 para 18, sendo um marco importante para esse recorte. Oito FMs seguem acima da marca de 2 milhões. No geral, o FM paulistano segue em ascensão no alcance, apresentando sua segunda alta consecutiva na medição. Acompanhe os detalhes (05h-05h/FM+WEB/todos os locais/total de ouvintes únicos/trimestre agosto a novembro de 2023):
Acima de 2 milhões
A novidade nesse grupo de rádios, cujo total de ouvintes únicos em 30 dias está acima de 2 milhões em cada canal, é a forte alta vista nos números da Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes). A emissora, que já vinha de alta, cravou uma forte variação positiva nesse quesito e passou a liderar em alcance e também no total de ouvintes únicos. Hoje são mais de 2.87 milhões para a 100.9 FM.
Em alta, a Band FM 96.1 (popular/hits) também segue entre os principais destaques da pesquisa nesse tipo de análise, rádio que detém a liderança geral em audiência nos principais períodos da medição na Grande São Paulo. No total de ouvintes únicos, a 96.1 FM volta a superar a marca de 2.8 milhões em 30 dias.
A Gazeta FM 88.1 (popular/hits) é outra FM com resultado positivo nesse tipo de medição na Grande São Paulo, com o segundo maior avanço absoluto entre as estações acima de 2 milhões de ouvintes em 30 dias. Com a nova alta, a 88.1 FM entrou para o top 3 nesse quesito, estando acima de 2.28 milhões.
Alpha FM 101.7 (adulto-contemporâneo) e Metropolitana FM 98.5 (jovem/hits) aparecem logo na sequência, com as duas acima do corte de 2.2 milhões de ouvintes únicos em 30 dias. Elas são seguidas pelas emissoras Rádio Mix FM 106.3 (jovem/adulto-pop), Nativa FM 95.3 (popular/sertanejo-romântica) e 89 FM A Rádio Rock FM 89.1 (jovem/adulto-rock/alternativa), todas acima de 2 milhões na medição.
Jovem Pan FM 100.9 – jovem/adulto-jornalismo/esportes – 2.65 M
Band FM 96.1 – popular/hits – 2.77 M
Gazeta FM 88.1 – popular/hits – 2.18 M
Alpha FM 101.7 – adulto-contemporâneo – 2.18 M
Metropolitana FM 98.5 – jovem/hits – 2.20 M
Rádio Mix FM 106.3 – jovem/adulto-pop – 2.19 M
Nativa FM 95.3 – popular/sertaneja-romântica – 2.17 M
89 FM A Rádio Rock FM 89.1 – jovem/adulto-rock/alternativa – 2 M
Acima de 1 milhão
Esse outro grupo de grande destaque em alcance e total de ouvintes únicos foi ampliado com a ascensão da Rádio Bandeirantes FM 90.9 (jornalismo/esportes). A emissora, que já vinha de uma sequência de altas consecutivas e estava chamando a atenção do mercado, agora superou com folga a marca de 1 milhão de ouvintes únicos em 30 dias, um cenário histórico para a estação.
Antes, a Antena 1 FM 94.7 (adulto-contemporâneo) também foi um dos principais destaques da medição ao cravar uma alta consistente nesse quesito, figurando hoje como a rádio mais próxima do corte dos 2 milhões na pesquisa. Ela é acompanhada de perto pela Rádio Disney FM 91.3 (popular/hits) e Transcontinental FM 104.7 (popular/hits). Essas três FMs estão em alta no alcance e no total de ouvintes únicos.
Também é destaque o fato da Rádio 105 FM 105.1 (popular/esportes) romper novamente a marca de 1.5 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias, rádio que também tem avançado nesse tipo de medição.
Completam essa lista de destaque as rádios Transamérica FM 100.1 (jovem/adulto-esportes), Energia 97 FM 97.7 (jovem/adulto-esportes), Kiss FM 92.5 (adulto/rock), BandNews FM 96.9 (jornalismo/esportes) e Novabrasil FM 89.7 (adulto/nacional). A CBN FM 90.5 (jornalismo/esportes) também é outra rádio que cresceu e volta a ficar muito próxima desse corte de 1 milhão de ouvintes diferentes em 30 dias.
Antena 1 FM 94.7 – adulto-contemporâneo – 1.84 M
Rádio Disney FM 91.3 – jovem/hits – 1.84 M
Transcontinental FM 104.7 – popular/hits – 1.84 M
Rádio 105 FM 105.1 – popular/esportes – 1.5 M
Transamérica FM 100.1 – jovem/adulto-esportes – 1.34 M
Energia 97 FM 97.7 – jovem/adulto-esportes – 1.26 M
Kiss FM 92.5 – adulto/rock – 1.26 M
BandNews FM 96.9 – jornalismo/esportes – 1.2 M
Novabrasil FM 89.7 – adulto/nacional – 1.18 M
Rádio Bandeirantes FM 90.9 – jornalismo/esportes – 1.15 M
O quadro segue: números expressivos e acima da média histórica
Os valores alcançados por essas 18 FMs de São Paulo evidenciam o impacto do rádio na vida cotidiana da população, com cada estação conquistando números que as colocam entre os maiores canais de comunicação em alcance do mundo. Isso é resultado da relevância dos projetos executados pelas emissoras e do tamanho do mercado da Grande São Paulo, um dos maiores do mundo.
Nos últimos dois anos, o FM paulistano passou a concentrar mais rádios com marcas acima de 2 milhões em alcance e total de ouvintes únicos em 30 dias, assim como no corte que supera 1 milhão. Até 2021, era comum ter de três a cinco FMs acima da marca de 2 milhões no primeiro quesito.
No caso das estações com mais de 1 milhão de ouvintes, o valor chegava ao máximo de 17 emissoras nessa condição nos últimos anos, mas a maioria delas apresentava números inferiores aos atuais. Cerca de 10 anos atrás, era comum ter três FMs acima de 2 milhões em alcance e aproximadamente 12 estações acima de 1 milhão.
Importante: compreenda o ranking e conheça a diversidade nos cenários
A medição realizada pelo Kantar Ibope Media abrange diversos cenários distintos. Desde 2007, o tudoradio.com acompanha a evolução do meio FM na média de audiência por minuto das estações medidas, utilizando o período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) como base para audiência e alcance, e 05h-05h (FM+WEB/todos os locais) para o total de ouvintes únicos.
Para algumas emissoras, é importante estar entre os maiores volumes de audiência (que é a combinação de alcance com tempo médio), mas para outras, o foco é estar bem posicionada dentro de seu formato e/ou público-alvo. Essas situações determinarão as estratégias de cada estação, seja na área artística ou na comercial.
Também é relevante considerar que a média de ouvintes por minuto é apenas um dos dados levados em conta pelo mercado. A pesquisa apresenta outros índices e valores, como share (participação do meio FM/AM entre as rádios medidas, que também conta com diferentes cenários), índice absoluto de audiência, alcance (total de ouvintes distintos impactados pela rádio durante um determinado período de tempo, dado que tem peso semelhante à média de audiência), afinidade, sobreposições, entre outros dados e cenários.
Todos esses recortes, seja de audiência, alcance, afinidade ou outros dados, auxiliam nos planejamentos artístico, promocional e comercial do mercado. Por isso, não é adequado basear um planejamento de mídia apenas em um ranking isolado, seja ele de audiência, alcance ou qualquer outra métrica.
Cerca de 40 FMs são analisadas na atual pesquisa de consumo de rádio da Grande São Paulo.
Compartilhe com os amigos
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin