Publicidade em áudio gera maior atenção, segundo Dentsu; Rádio se destaca

 

O áudio é uma ferramenta poderosa para o mercado publicitário. Essa afirmação é baseada na eficiência do formato em prender a atenção do público-alvo, justamente o que qualquer ação de marketing deseja. Todas as plataformas de áudio possuem pontos fortes que se destacam perante outros modelos, mas foi o rádio que apresentou o melhor desempenho quando o assunto é custo e direcionamento de atenção. Os dados são da Dentsu, em uma pesquisa contínua de cinco anos.
O departamento de pesquisa da equipe de Economia da Atenção da Dentsu analisou os ambientes de publicidade em áudio de grupos de rádios como Audacy, Cumulus Media e iHeartRadio, bem como plataformas como Amazon Ads, Spotify e SXM Media. Eles demonstraram que a publicidade em áudio capturou significativamente mais atenção do público em comparação com outras plataformas de anúncio. Foram analisados a atenção em áudio em rádio, serviços de streaming e podcasts, com todos revelando pontos fortes.
De acordo com os resultados obtidos pela Dentsu, a publicidade em áudio gerou mais segundos de atenção por mil impressões, melhor lembrança de marca e um maior aumento na preferência pela marca em comparação com outras plataformas de publicidade, aspecto fundamental para qualquer estratégia de marketing.
O ambiente de rádio, através de estações AM/FM dos grupos norte-americanos Audacy, Cumulus Media e iHeart Radio, foi considerado a plataforma de mídia mais eficiente em termos de custos para direcionar atenção por mil impressões.
Essas descobertas vêm ao encontro da necessidade dos compradores de mídia de entenderem melhor o ecossistema de áudio, especialmente o rádio, conforme destacado recentemente pelo tudoradio.com.
Já os podcasts hospedados pelas aplicações desses mesmos grupos de rádio, como Audacy, Cumulus Media, iHeart Radio, além das plataformas Spotify e SXM Media, geraram os segundos mais atentos por mil impressões em comparação com os parâmetros digitais, sociais e de TV. O streaming de música, medido no Amazon Music em voz com Alexa e em dispositivos móveis ou desktop, se destacou em métricas de “branding chave”, que são métricas ligadas à construção de marca.
Segundo a imprensa especializada local, para reunir os dados, a Dentsu trabalhou com a Lumen Research para desenvolver uma metodologia equivalente às medidas de mídia visual. O procedimento envolveu expor os respondentes a ambientes de escuta semelhantes às suas experiências de áudio nativas e avaliar a sua lembrança e aumento na escolha de marca através de uma pesquisa pós-escuta.
Conforme o portal RadioINK, a Audacy sediará um webcast da AdAge em 15 de agosto para uma discussão mais aprofundada sobre as plataformas de mídia que geram mais atenção, contando com a participação de líderes da Audacy, Dentsu, iHeart e Cumulus.
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