O Espaço do Radiodifusor, do Ministério das Comunicações (MCom), registrou 7.125 atendimentos ao longo do ano de 2023. Foram 3.545 ligações telefônicas atendidas, 500 solicitações por e-mail, 1.670 pedidos de vistas e 144 atendimentos presenciais do público. Além disso, o Espaço recebe solicitações das diversas áreas do ministério: 746 processos em exigência e 520 solicitações com demandas de fiscalização.
Reinaugurado em abril de 2023, o Espaço foi criado em 2016 e é coordenado pela Secretaria de Comunicação Social Eletrônica (Secoe) do MCom. A unidade recebe o público visando maior transparência em suas atividades e melhor relação com os radiodifusores, que poderão sanar dúvidas, bem como atender pedidos de vista e/ou cópia de documentos que tenham relação com os serviços de radiodifusão.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, explica a importância da retomada do Espaço: “O nosso objetivo é atender o público de maneira ágil, dar mais celeridade aos atendimentos técnicos e jurídicos relacionados aos processos de radiodifusão”.
Para o secretário de Comunicação Social Eletrônica, Wilson Wellisch, o balanço de atendimentos realizados em 2023 é positivo. “Proporcionamos mais transparência e, principalmente, mais celeridade aos processos. Por meio do nosso trabalho, vamos continuar a contribuir para o avanço do setor e, consequentemente, levar mais educação, entretenimento, informação e qualidade de vida à população brasileira”, avalia.
Já para a coordenadora do Espaço, Denise Lima, a unidade vem conseguindo cumprir um dos seus objetivos, que é o de reduzir o fluxo de ligações nas áreas técnicas. “Vamos continuar analisando de perto os processos que estão em andamento, fortalecer a transparência, e melhorar o contato entre radiodifusor e o Ministério”, finalizou.
O ESPAÇO – O atendimento presencial do Espaço do Radiodifusor está disponível de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O contato também pode ser feito pelo telefone (61) 2027-6397 e e-mail espacodoradiodifusor@mcom.gov.br. Os serviços disponíveis na unidade podem estar relacionados à situação processual, Edital PNO, Protocolo Digital, Outorga, Pedidos de vista, CDI, prazos, boletos, Digitaliza Brasil, pedido de atendimento presencial, edital de parcelamento, entre outros.
FONTE: MCOM