O rádio é um dos meios de comunicação mais populares de todo o mundo. Por falar nisso, você sabia que ele pode ser dividido em duas modalidades: rádio comercial e rádio comunitária.
Ambos os tipos são grandes formadores de opinião, têm alta capacidade de alcance, além de terem normas técnicas diversas e uma legislação própria para a concessão de seu funcionamento. Apesar dessas similaridades, são bem diferentes entre si.
Quer saber mais sobre o tema? Neste post, vamos abordar o conceito e as diferenças entre a rádio comunitária e a comercial. Acompanhe a leitura!
O que é a rádio comunitária?
A rádio comunitária é uma estação que atua como um verdadeiro canal de comunicação voltado especialmente para uma comunidade. O objetivo é dar voz aos moradores de uma determinada região. Nesse sentido, somente associações e fundações comunitárias que não tenham fins lucrativos podem utilizar esse meio para se comunicar.
A programação é pluralista e responsável por divulgar pensamentos e eventos, valorizar as manifestações culturais, disseminar costumes e tradições e outros assuntos do tipo. A cobertura costuma ser restrita a um raio de 1 km contado a partir da localização da antena transmissora. Essa categoria de emissora de rádio está vinculada globalmente à Associação Mundial de Rádios Comunitárias (AMARC) e à Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária.
De qualquer forma, o Governo Federal veda expressamente a veiculação da programação de outra emissora simultaneamente. Isso significa que as rádios comunitárias não estão autorizadas a patrocínio comercial de forma direta — é liberada apenas uma espécie de ‘‘apoio cultural’’ que vai ajudar nos custos de manutenção e transmissão do programa.
Por isso, a emissora não pode transmitir publicidade de serviços e produtos, somente mensagens institucionais da entidade apoiadora. Essa medida é útil para evitar a concorrência desleal com as demais rádios comerciais, uma vez que estas são obrigadas ao pagamento de tributos referentes ao serviço prestado.
O que é a rádio comercial?
A rádio comercial é a estação liderada por uma empresa permissionária ou concessionária que detém permissão para a exploração comercial nos limites da lei. Ela também opera em Frequência Modulada (FM) e apresenta um áudio estéreo de alta qualidade. O nome se dá principalmente devido ao objetivo principal da rádio, que é veicular publicidade para auferir lucros, por meio de programas informativos, jornalísticos, educativos etc.
A origem do material pode ser também por produção independente — conteúdo produzido por empresas que não apresentam vínculos com as organizações especializadas em serviços de radiodifusão.
Nesse mesmo sentido, é interessante ressaltar que a rádio comercial ainda apresenta um prestígio maior, especialmente decorrente do maior contato com outras emissoras, devido à ampla estrutura física do estúdio e por ter um elevado alcance na transmissão. Além disso, a programação contém uma grande variedade de conteúdo.
A rádio comunitária é conhecida por ser um verdadeiro instrumento de democratização da cultura e da informação, pois ela trata questões locais e presta um serviço muito importante de utilidade pública.
Quer saber mais detalhes sobre essas estações? Então, entenda como as rádios comunitárias são estruturadas!
Fonte: Teletronix