Digital agrega em média 35% de alcance ao consumo no dial, diz Extended Radio

O Extended Radio, plataforma desenvolvida pela Kantar IBOPE Media para monitorar e aferir o consumo de rádio nos ambientes on e offline, tem avançado em adesão nos principais mercados do país. Isso auxilia diretamente na obtenção de dados mais detalhados sobre o meio no Brasil, já que o consumo de rádios FM e AM ocorre de forma multiplataforma. De acordo com a Kantar IBOPE Media, o digital tem agregado, em média, 35% de alcance ao consumo no dial, considerando as estações que estão no top 10 da plataforma. Com o aperfeiçoamento da ferramenta, o Extended passa a indicar diferentes cenários importantes sobre o desempenho das emissoras medidas. Acompanhe:
Por exemplo, no chamado alcance consolidado, que é o total de ouvintes mensais de uma emissora, na soma do dado terrestre com o digital sem sobreposição, o maior número geral obtido no Extended é da JB FM 99.9 do Rio de Janeiro (adulto-contemporâneo), emissora que em outubro alcançou uma marca de 3.20 milhões de ouvintes na medição 05h-00h/todos os dias. Quem aparece na sequência, bem próxima da líder, é a Band FM 96.1 de São Paulo (popular/hits), com 3.16 milhões no consolidado.
Já no terrestre, ou seja, o ouvinte que consome uma determinada rádio pelo dial, o maior número obtido entre as rádios aferidas pelo Extended é o da Band FM de São Paulo, com 2.69 milhões em outubro, considerando novamente o período 05h-00h/todos os dias. A Jovem Pan FM 100.9 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) aparece na sequência, com 2.64 milhões de ouvintes terrestres, ou seja, concentrados no dial.
No alcance digital estendido, a emissora com o maior número de ouvintes é a Antena 1 FM 94.7 de São Paulo (adulto-contemporâneo), cujo alcance nesse quesito supera a marca de 1.48 milhão no período 05h-00h/todos os dias. Ou seja, a emissora paulistana mantém essa condição, já que a rádio tem realizado campanhas institucionais sobre o resultado no Extended ao longo deste ano. Ela é seguida de perto pela Rádio Itatiaia FM 95.7 de Belo Horizonte (jornalismo/esportes), com 1.41 milhão de ouvintes digitais em outubro.
Grupos de Rádio
O Extended Radio também passou a aferir total de ouvintes por rede de rádio, agrupando emissoras da mesma rede em praças distintas, também dividindo em ‘terrestre’, ‘digital estendido’ e ‘alcance consolidado’. No primeiro quesito, o maior número é do Grupo Jovem Pan, com 7.62 milhões de ouvintes no dial aferido pelo Extended, seguido pela Rádio Mix FM, com 4.47 milhões em outubro. No digital, a liderança fica com a Antena 1, com 1.52 milhão de ouvintes, seguida pela CBN, com 1.06 milhão de ouvintes no digital.
Já no alcance consolidado entre grupos, o top 3 é composto pela Jovem Pan (7.62 milhões), Rádio Mix FM (5.05 milhões) e Antena 1 (4.42 milhões de ouvintes), considerando os dados de outubro de 2023, período 05h-00h/todos os dias.
Universo Extended Radio
O universo aferido pelo Extended Radio não conta com os mesmos assinantes daqueles que adquirem a pesquisa da Kantar IBOPE Media nas 13 praças regulares medidas pela empresa. A nova plataforma vem crescendo em adesão e, em outubro, contou com 51 emissoras integrantes, ou seja, que têm seus ouvintes digitais aferidos e contam com as integrações técnicas necessárias para poderem ser medidas pela Kantar. Para efeitos comparativos, em maio passado, o Extended contava com 35 rádios medidas.
Lançado no segundo semestre de 2021, a plataforma conta com uma interface simples e online, que possibilita a análise de dados de consumo tradicional e digital das emissoras e a visualização do número total de ouvintes e do tempo médio de consumo por faixas horárias, além de avaliar o desempenho da concorrência.
Compartilhe com os amigos
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin