Acordo entre EBC e Institutos Federais pode gerar 49 novas estações de rádio

Uma cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), para celebrar a expansão da RNCP (Rede Nacional de Comunicação Pública). A ampliação no número de estações é coordenada pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação) em parceria com os IFs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia). Ao todo 16 Institutos Federais assinaram acordos para a implantação de 49 emissoras de rádio em diversos estados brasileiros.
Além dos reitores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, estiveram presentes na solenidade a secretária-executiva do MEC (Ministério da Educação), Izolda Cela, representando o Ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; a secretária-executiva do MCom (Ministério das Comunicações), Sônia Faustino; o presidente da EBC, Jean Lima; o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Carlos Baigorri e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Ministério da Educação), Getúlio Marques Ferreira.
O acordo beneficiará IFs de vários estados do Brasil, totalizando 16 institutos. São eles: Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal de Rondônia, Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Federal de Sergipe, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal da Paraíba, Instituto Federal de Alagoas, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Minas Gerais, Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal de São Paulo e Instituto Federal do Espírito Santo.
“A EBC e os Institutos Federais se reencontraram em um momento importante. Estamos promovendo o maior movimento da expansão da RNCP da história da EBC, considerando o potencial das novas emissoras. Em outubro, 32 universidades federais assinaram acordos com a EBC, e o formato é o mesmo do que foi celebrado agora com os IFs”, disse o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.
Com a novidade relacionada a expansão das emissoras públicas, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia ficará responsável pela criação e operação das novas estações, estas que terão suas programações compostas por conteúdos locais e também irão retransmitir parte da programação gerada pela EBC.
Com informações do portal gov.br e colaboração de Pedro Santana
Compartilhe com os amigos
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin